Política de privacidade

O Grupo Nabuco tem o compromisso de respeitar a sua privacidade e preza pela segurança de seus dados pessoais. Por esse motivo, criamos a Política de Privacidade para explicar como coletamos e tratamos seus dados pessoais.

RECOMENDAMOS QUE A NOSSA POLÍTICA SEJA LIDA COM ATENÇÃO! ELA DESCREVE COMO SÃO TRATADOS OS SEUS DADOS PESSOAIS QUANDO VOCÊ:

  • I- UTILIZA OS SERVIÇOS DO GRUPO NABUCO;
  • II- UTILIZA NOSSAS PLATAFORMAS;
  • III- PARTICIPA DE NOSSAS CAMPANHAS;
  • IV- NOS CONTATA POR MEIO DOS CANAIS DE ATENDIMENTOS.

É necessário que tenhamos acesso a determinadas informações sobre você ou relacionadas a você quando:

  • Você navega pelas plataformas e website do Grupo Nabuco;
  • Você participa de nossas campanhas promocionais;
  • Você contata o Grupo Nabuco por telefone, e-mail ou rede social para que possamos oferecer nossos serviços e produtos, o que pode incluir serviços prestados pela plataforma ou serviços prestados fora da plataforma, como nossos serviços ofertados em unidades físicas.

Para fins dessa Política, “Usuário” ou “Você”, será todo o indivíduo que, de alguma forma, acessa as plataformas do Grupo Nabuco, participa de nossas promoções, contata o Grupo Nabuco ou utiliza os nossos serviços.

Essa política explica quais os dados pessoais são coletados e tratados e para quais finalidades, além de indicar com quem eles podem ser compartilhados.

“Grupo Nabuco” inclui as seguintes empresas:

  • Laboratório Patologia Clínica Nabuco Lopes LTDA;
  • Clínica Nabuco SLU;
  • Centro Laboratorial de Diagnósticos e Imagem PREVER SLU;
  • Laboratório de Patologia Clínica de Maceió LTDA.

Além de todas as marcas que vierem a ser incorporadas ou adquiridas durante a vigência dessa Política; e plataformas (websites e aplicativos), cujos domínios e operacionalização estão sob responsabilidade do Grupo Nabuco.

Não solicitamos informações, nem conscientemente coletamos dados pessoais de crianças, que não tenham sido fornecidos por seus responsáveis legais. O tratamento de dados pessoais de menores de idade somente ocorre em seu melhor interesse e observando a necessidade de consentimento dos seus responsáveis legais.

Ressaltamos que não será possível oferecer as funcionalidades das plataformas e dos nossos serviços sem que haja acesso aos dados pessoais. Sendo assim, o tratamento dos dados pessoais será condição para utilizar nossos serviços e plataformas, participar de campanhas, contatar o Grupo Nabuco e atuar como fornecedor. Não coletamos mais dados do que os estritamente necessários para a execução dessas atividades.

Além de respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, a prestação de serviços do Grupo Nabuco é pautada no sigilo e confidencialidade dispostos nas diversas leis e regulações do setor de saúde e normas éticas médicas.

Essa Política dispõe sobre:

  1. Por que coletamos dados pessoais
  2. Os dados pessoais coletados e tratados
  3. Uso de cookies e outras tecnologias de monitoramento
  4. A exclusão de dados pessoais
  5. O compartilhamento dos dados pessoais
  6. Os seus direitos relacionados aos seus dados pessoais
  7. O armazenamento dos seus dados pessoais
  8. A necessidade de consentimento
  9. Websites e plataformas de terceiros
  10. Alterações nessa Política

1. Por que coletamos e tratamos dados pessoais

Fontes dos dados pessoais: o Grupo Nabuco somente coleta ou recebe, por meio de prestação de serviços, seus dados pessoais quando:

  • Você navega em nossas plataformas (sem se cadastrar) – coletamos dados de cookies, conforme explicado no item 3;
  • Você nos fornece a informação diretamente, por meio de cadastro, formulário, e-mail ou telefone;
  • Você usa nossas plataformas ou serviços;
  • Você participa de campanhas;
  • Recebemos seus dados pessoais de fontes legítimas e nos termos da lei.

Principais finalidades para tratamento de dados pessoais: coletamos e tratamos dados pessoais em nossas atividades. O tipo de dado pessoal e as finalidades de uso de tais dados pessoais vão variar de acordo com a atividade. Por exemplo, se a atividade estiver relacionada a prestação de serviços de exames laboratoriais e diagnósticos ou a disponibilidade de plataformas para acesso a resultados de exames. Ela ainda pode variar se você for um paciente ou um médico, por exemplo, no acesso de plataforma para telemedicina e prontuários eletrônicos.

Abaixo estão listadas as principais finalidades de uso de dados pessoais e uma lista de fácil acesso sobre o uso dos dados pelo Grupo Nabuco:

Prestação de serviços de exames laboratoriais e de diagnósticos (incluindo testes genéticos) -para realizar os exames laboratoriais e de diagnóstico, podemos coletar e tratar dados fornecidos por você e/ou por seu médico por meio da receita ou pedido médico, bem como os dados resultantes dos exames e diagnósticos. Entre esses dados, poderemos coletar e tratar os seguintes dados: nome completo, nome social(quando aplicável), data e local de nascimento, gênero, altura, peso, estado civil, filiação, CPF, RG, passaporte, informações residenciais, e-mail, celular, tratamento ou prescrição médica, diagnóstico médico, histórico de saúde, material ou amostra biológica (a depender do exame), informações genéticas (a depender do exame), histórico clínico, etnia, dados bancários (se aplicável para pagamento) e dados de convênio (tipo de convênio e número da carteira de convênio), entre outros necessários, que podem variar dependendo do tipo de exame ou tipo de diagnóstico. Caso você opte por agendamento domiciliar ou pela entrega dos exames, poderemos obter dados pessoais de residência ou local para a prestação desses serviços.

Prestação de serviços clínicos - para prestação de serviços clínicos, como por exemplo aplicação de vacinas, podemos coletar e tratar dados fornecidos por você e/ou por seu médico por meio de receita ou pedido médico. Entre esses dados, poderemos coletar e tratar os seguintes dados pessoais: nome completo, nome social(quando aplicável), data e local de nascimento, gênero, altura, peso, estado civil, filiação, CPF, RG, passaporte, informações residenciais, e-mail, celular, tratamento ou prescrição médica, diagnóstico médico, histórico de saúde, histórico clínico, etnia, dados bancários (se aplicável para pagamento) e dados de convênio (tipo de convênio e número da carteira de convênio), entre outros necessários, que podem variar dependendo do tipo de serviço contratado. Caso você opte por agendamento domiciliar, poderemos obter dados pessoais de residência ou local para a prestação desses serviços.

Realização de pesquisas e desenvolvimento - realizamos atividades de pesquisa e desenvolvimento em parceria com outros laboratórios de diagnósticos. Para tanto, precisamos coletar e tratar dados fornecidos por você ou associados a você, apenas quando for estritamente necessário. Sempre que possível, para as finalidades de pesquisa e desenvolvimento, seus dados serão mantidos anônimos. Importante ressaltar que as pesquisas e desenvolvimentos são realizadas de acordo com a legislação e regulamentação aplicável. Nós e/ou nossos parceiros podemos coletar dados pessoais e utilizar seus resultados.

Realização de pesquisas clínicas - quando você é convidado e aceita participar da realização de pesquisas clínicas, nós e/ou nossos parceiros podemos coletar dados pessoais e utilizar seus resultados a fim de atingir os objetivos da pesquisa, que serão devidamente informados a você, por meio de termo específico, no momento do aceite do convite, respeitando as legislações aplicáveis.  Sempre que possível, seus dados serão tratados de forma anônima.

Prestação de serviços a saúde do colaborador - realizamos um conjunto de atendimentos de atenção à saúde primaria, tais como a telemedicina, para agendamento e consultas online e acompanhamento da saúde, exames periódicos laboratoriais e programas de promoção e de gestão de saúde. Poderemos coletar e tratar os dados fornecidos por você ou sua empresa empregadora, tais como nome completo, nome social(quando aplicável), idade, data e local de nascimento, gênero, CPF, RG, informações residenciais, e-mail, celular, informações profissionais (ocupação, cargo, número de identificação, exame médico periódico, admissional ou demissional e dados bancários, quando aplicável), informações do convênio (como tipo de convênio e número da carteira de convênio), informações de tratamento ou prescrições médicas, diagnósticos e outros que se façam necessários a depender do serviço.

Atendimento por meio dos canais de atendimento ao cliente - caso você contate os canais de serviço de atendimento ao cliente por e-mail, telefone (todos os atendimentos realizados por telefone são gravados e os dados de voz são armazenados com base na legislação vigente, pelo prazo máximo de 90 dias), chats ou via plataformas, para dúvidas, suporte, agendamento de exames, consultas, reclamações, sugestões, poderemos coletar e tratar seus dados pessoais fornecidos por você ou constantes de nossa base de cadastros, que vão variar de acordo com a atividade solicitada. Entre esses dados pessoais, poderemos coletar nome completo, nome social (quando aplicável), idade, data e local de nascimento, gênero, CPF, RG, informações residenciais (endereço completo), informações do convênio (como tipo de convênio e número da carteira de convênio) e-mail, celular, altura e peso, informações de saúde e diagnóstico, em caso de agendamento de exame.

Acesso a plataformas - o Grupo Nabuco disponibiliza algumas plataformas aos pacientes e/ou médicos. Em síntese, poderemos coletar dados pessoais, tais como nome completo, nome social (quando aplicável), idade, data e local de nascimento, gênero, CPF, RG, informações residenciais (endereço completo), e-mail, celular, altura e peso, informações de saúde, diagnóstico, em caso de agendamento de exame, dados de convênio (como tipo de convênio e número da carteira do convênio), laudos de exames, entre outros, a depender da funcionalidade da plataforma.

Comunicação e informação sobre produtos e serviços do Grupo Nabuco (incluindo marketing) - poderemos coletar e tratar dados pessoais para nos comunicar com você, bem como para divulgar produtos e serviços que possam interessar a você.

Abaixo listamos motivos de finalidades de uso de dados pessoais pelo Grupo Nabuco:

  • Para cadastrar você na plataforma;
  • Para identificar e autenticar usuário;
  • Para realizar exames laboratoriais e clínicos;
  • Para realizar o atendimento nas unidades físicas, nas plataformas , na sua residência, no seu trabalho ou local indicado;
  • Para agendamento de consultas e exames;
  • Para realizar pesquisas e desenvolvimento;
  • Para atendimento de aplicação de vacinas;
  • Para entrega de exames;
  • Para telemedicina;
  • Para fornecimento e funcionalidades das plataformas;
  • Para disponibilidade e acesso a exames;
  • Para serviços de atenção primaria de saúde;
  • Para a prestação de serviços em geral;
  • Para realizar cobrança de valores devidos em contraprestação pelo uso dos serviços;
  • Para entrar em contato com você (por e-mail, correios, telefone, mensagem de texto e redes sociais, sobre diversos assuntos, inclusive o uso de plataformas e/ou cobrança de valores devidos);
  • Para realizar pesquisa de satisfação;
  • Para envio de mensagens com informações sobre produtos e serviços;
  • Para realização de campanhas promocionais;
  • Para gerar conhecimento, inovar e desenvolver produtos;
  • Para mostrar ao usuário publicidade nas plataformas ou sites de terceiros;
  • Para manter segurança em nossas unidades físicas;
  • Para nos auxiliar a entender seus padrões de uso das plataformas e implementar melhorias;
  • Para atender às suas solicitações e questionamentos;
  • Para nos comunicar com as operadoras de planos de saúde;
  • Para manter a qualidade dos processos do Grupo Nabuco.

2. Sobre os dados pessoais coletados e tratados

Descrição dos dados pessoais - os dados pessoais que tratamos sobre você incluem os abaixo indicados, que podem variar de acordo com o serviço solicitado, plataforma utilizada ou atividade realizada:

  • Informações de cadastro: nome completo, nome social (quando aplicável), CPF, RG ou outro documento de identificação quando necessário, data e local de nascimento, idade, gênero, etnia (quando necessário), nome do responsável legal (se menor de idade), estado civil, religião (quando quiser ser informado pelo paciente), nome do pai ou mãe, cônjuge, e-mail, telefone, dados de convênio e endereço completo.
  • Informações sobre dispositivos: endereço IP, data e hora de acesso a plataforma (quando aplicável), localização geográfica, fonte de referência, tipo de navegador, clickstream, duração da visita e páginas visitadas.
  • Informações de saúde: tratamento ou prescrição médica, diagnóstico, histórico médico, altura, peso, resultados de exames, material ou amostra biológica, histórico médico da família, informações genéticas e outras informações exigidas por lei.
  • Informações de profissionais de saúde: nome completo, nome social (quando aplicável), gênero, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF, Registro do Conselho de Classe (CRM, CRN, etc), diploma e escolaridade, especialidade, dados bancários (quando aplicável), assinatura e outros dados que se façam necessários a depender da atividade (contratação ou para a prestação dos serviços).
  • Informações financeiras: dados bancários (banco, agência e conta), número do cartão de crédito, nome do titular do cartão e data de vencimento do mesmo.
  • Dados de gravação: dados de voz quando da gravação de ligações/áudios de atendimento ao cliente ou uso de funcionalidade de voz.

3. Uso de cookies e outras tecnologias de monitoramento

Em algumas atividades de tratamento de dados pessoais, nós podemos utilizar as tecnologias abaixo:

Cookies - cookie é um pequeno arquivo adicionado ao dispositivo ou computador do usuário para fornecer uma experiência personalizada de acesso à plataforma. Os cookies ajudam a analisar o tráfego de internet e/ou nos permite saber quando o usuário visitou um site específico, bem como promover o remarketing, análises de fraude, de risco e melhor conhecimento do usuário.

O usuário poderá revogar a autorização quanto ao uso de cookies através do seu navegador de preferência. Alertamos que, de acordo com a escolha realizada, certas funcionalidades dos nossos serviços poderão não funcionar de maneira ideal.

4. Sobre a exclusão de dados pessoais

Nós estruturamos as plataformas e os nossos serviços para que seus dados pessoais não sejam mantidos de maneira identificada por mais tempo do que o necessário. Ou seja, nós mantemos os dados pessoais somente durante o período em que eles são necessários para as finalidades descritas nos tópicos acima, para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias ou para exercício regular de nossos direitos.

Podemos manter os dados pessoais de maneira anônima, ou seja, sem que tais possam ser relacionados a você, por períodos maiores.

5. Quem mais terá acesso aos dados pessoais e por que

Não vendemos e nem comercializamos seus dados pessoais. Entretanto, podemos eventualmente compartilhar suas informações:

  • Com seus médicos ou outros profissionais os quais você consentir e/ou determinar o compartilhamento de seus dados pessoais;
  • Com empresas do Grupo Nabuco, para auxiliar no desenvolvimento e prestação de serviços disponibilizados;
  • Com prestadores de serviços, para a prestação de serviços ao Grupo Nabuco, tais como para manutenção de sistemas e equipamentos, para serviços de cloud, para auxiliar cobranças de valores devidos, para prestação de serviços diagnósticos (em caso de terceirização) e para envio de mensagens de marketing;
  • Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial;
  • Com potenciais compradores ou investidores, em caso de reorganizações societárias, como fusão, aquisição e incorporação;
  • Com empresas de auditoria, tão somente para a realização de auditorias nas operações do Grupo Nabuco e para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias.

6. Quais seus direitos em relação aos seus dados pessoais

Nos termos da Lei Geral de proteção de Dados (lei 13.709/2018 – LGPD), você tem direito a:

  • Confirmação de que realizamos o tratamento dos seus dados pessoais;
  • Acesso aos seus dados pessoais;
  • Correção de dados pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimidade, bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  • Portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviços ou produtos, observados os nossos segredos comerciais e industriais, após a regulamentação dos meios pela Autoridade Nacional de proteção de Dados;
  • Eliminação de dados pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de dados previstas na LGPD;
  • Informação sobre com quem compartilhamos seus dados pessoais;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento;
  • Revogação do seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, quando os dados pessoais forem tratados com base no seu consentimento (vide item 7 abaixo);
  • Oposição a tratamento que viole a LGPD.

NOTA: Você pode exercer quaisquer dos direitos acima enviando um e-mail para: privacidade@www.nabucolopes.com.br

7. Como armazenamos e protegemos seus dados pessoais

Nós armazenamos seus dados pessoais de forma segura, em data centers próprios e de terceiros (servidores de provedores de serviço em nuvem), localizados no Brasil e em países que apresentam legislação de proteção de dados específica e dentro das determinações legais (neste caso, especificamente, em parceria com laboratórios de apoio com os quais terceirizamos alguns exames). Atualmente, contratamos os serviços de data centers fornecidos por operadores de serviços de computação em nuvem. Antes de enviar os seus dados para armazenamento em outros países, foram adotadas as medidas exigidas por lei para assegurar que eles continuem protegidos.

Nós adotamos as melhores práticas técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

8. Você precisa fornecer o seu consentimento para o Grupo Nabuco usar os dados pessoais conforme descrito nessa política?

A LGPD estabelece diversas situações em que é permitido o tratamento de dados pessoais independentemente do consentimento do titular daqueles dados. São as chamadas “bases legais para o tratamento de dados”.

Isso significa que, se você optar por utilizar as plataformas e os serviços, em alguns casos podemos coletar e tratar os seus dados pessoais independentemente do seu consentimento (se houver uma “base legal” prevista na LGPD que nos permita fazer isso), tais como execução de contrato, tutela da saúde, cumprimento de obrigação legal ou regulatória, exercício regular de direito e legítimo interesse.

Quando nos baseamos em “consentimento”, pediremos o seu consentimento específico para tratar os seus dados pessoais.

9. Websites de terceiros

Como um recurso para os nossos usuários, ao navegar nas plataformas, podemos fornecer links para outros sites na internet. O Grupo Nabuco não se responsabiliza por esses websites e conteúdos e, ainda, não compartilha, subscreve, monitora, valida ou aceita a forma como esses websites ou ferramentas de armazenamento de conteúdo tratam suas informações pessoais e privadas. Recomendamos que você consulte as respectivas Políticas de Privacidades de tais websites para se informar adequadamente respeito do uso de suas informações pessoais por outros websites ou outras ferramentas.

10. Alterações nessa Política

Nós poderemos alterar as disposições dessa Política a nosso critério e a qualquer tempo.

Toda vez que alterarmos materialmente essa Política, essas alterações serão válidas, eficazes e vinculantes após: (1) serem divulgadas nas plataformas do Grupo Nabuco; (2) serem divulgadas/comunicadas de qualquer forma aos usuários.

O usuário deverá verificar a versão atualizada dessa Política todas as vezes que visitar a plataforma.